Press "Enter" to skip to content

Como e quando fazer a troca de areia do seu filtro de piscina?

2

O filtro de piscina funciona como recipiente da filtração, mas o principal agente deste processo é a areia que nele fica. É ela que retém todas as impurezas que a água contém, refinando-a para que a piscina permaneça limpa, de acordo com as normas da ABNT.

Mas como a areia retém a sujeira?

Simples, a areia especial para filtração de piscinas possui arestas que seguram a sujeira quando a água passa por elas. O problema é que com o passar do tempo a areia do filtro vai ficando desgastada com todo o processo e com a retrolavagem, assim as arestas vão sendo polidas pela água e fazendo com que os grãos de areia fiquem cada vez mais arredondados diminuindo então o processo de filtração da água que retorna à piscina.

Areia industrial para filtro de piscina com arestas que tornam o processo de filtração da água eficaz
Areia industrial para filtro de piscina

 

Quando devo trocar a areia do meu filtro de piscina?

A areia para filtro de piscina também tem sua validade. É importante que você consulte o fabricante da areia, ou até mesmo as especificações na embalagem, para saber o tempo recomendado para a troca do material.

Geralmente é recomendado que se troque a areia do filtro de piscinas residenciais de 4 em 4 anos e para piscinas públicas o recomendado é de 3 em 3 anos.

Pode ocorrer que você necessite da troca de areia antes do tempo recomendado.

E como saber o momento exato da troca de areia?

Se acontecer de a sujeira voltar para a piscina mesmo após a filtração, e a pressão da água indicada pelo manômetro permanecer alta (ponteiro na cor vermelha), ainda que já tenham sido feitos vários processos de retrolavagem, significa que está na hora de trocar a areia do filtro de sua piscina.

Manômetro que indica a pressão no filtro de piscina. Se estiver no vermelho deve-se fazer a retrolavagem e se o nível permanecer alto significa que é hora de fazer a troca de areia.
Manômetro que indica a pressão no filtro de piscina. Se estiver no vermelho deve-se fazer a retrolavagem e se o nível permanecer alto significa que é hora de fazer a troca de areia.

 

Como fazer a troca de areia do filtro?

A troca de areia geralmente é um processo simples, que consiste em retirar a areia desgastada do filtro e colocar a nova remessa no lugar. Porém este processo pode variar, pois há filtros de piscina que ainda utilizam leito suporte de pedregulho, além de existirem diversos modelos de filtros que utilizam compartimentos diferentes para a realização deste processo.

Desta forma, explicaremos aqui apenas como deve ser feita a troca de areia dos filtros da Epex. Caso você possua um filtro de outra marca sugerimos que você entre em contato com o fabricante para adquirir esta informação.

Nos filtros Epex o processo de troca de areia é simplificado, pois todos os modelos utilizam apenas a areia, sem necessidade de leito suporte de pedregulho. Além disso, eles possuem compartimentos específicos para este processo.

São 2 os compartimentos: um superior e um inferior, como exemplificado na imagem abaixo:

Tampões dos compartimentos para troca de areia de filtro de piscina
Troca de areia de filtro de piscina – tampões

 

Estes compartimentos são vedados com tampões seguros, porém que podem ser removidos rapidamente sem necessidade de uso de ferramentas ou parafusos. Existem 2 tipos de encaixe: rosca ou click, sendo que para remover o tampão do segundo tipo basta girá-lo um pouco e puxar.

Tampões para troca de areia do filtro de piscina
Tampões para troca de areia do filtro de piscina

 

Para fazer a troca de areia deve-se remover o tampão inferior para que a areia desgastada saia do filtro de piscina.

É bem provável que ainda fique uma certa quantidade no fundo do filtro. Para remover este restante de areia, pode-se enfiar uma mangueira, ligada a uma fonte de água, pelo compartimento superior e jogar água até que saiam os últimos resíduos da areia pelo tampão superior.

Feito isso, deve-se vedar novamente o compartimento de baixo do filtro e, através do compartimento superior coloca-se a nova areia de filtração na quantidade especificada para cada filtro. Finalizando o processo basta colocar novamente o tampão superior e colocar o equipamento em funcionamento para testar o processo de filtração da piscina.

Simples não é? Agora apenas fique atento ao tempo de validade da areia e à qualidade da água da piscina após a filtração.

E tome cuidado! Use apenas a areia especial para filtração de piscinas, pois o uso de outro tipo de areia pode acarretar em problemas maiores que uma areia desgastada.

Você também pode gostar:

  1. Geraldo MagnoGeraldo Magno

    Boa Noite!
    Matéria esclarecedora! 
    Gostaria de continuar recebendo mais informações dos diversos temas, pois estou abrindo uma revenda.

    Grato!

    • Relacionamento com o clienteRelacionamento com o cliente

      Obrigado senhor Geraldo! Enviaremos mais artigos! Ficamos felizes em ajudar e estamos a disposição para qualquer dúvida eventual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *