Press "Enter" to skip to content

Filtração de piscina: o que é e como funciona?

2

A filtração de piscina é um fator de suma importância para o funcionamento de uma piscina. Quando se almeja construir uma piscina, deve-se ficar bem atento a este ponto.

A filtração de piscina é um processo vital para a manutenção de qualquer piscina, pois é o processo que mantém a água limpa e dentro dos padrões mínimos de uso.

Água de piscina após a filtração de piscina com filtro de piscina apropriada

Sendo a filtração de piscina um processo tão importante, o lógico seria que todo mundo que tem ou deseja ter uma piscina em sua casa entenda o seu funcionamento, certo?

Mas não é assim o cenário em que se encontra hoje. As pessoas  geralmente não sabem como funciona o processo de filtração de piscina e, por isso, não têm conhecimento dos pontos mais importantes deste processo aos quais são necessários alguns cuidados para não haver dor de cabeça.

Então, neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona este processo de filtração de piscina, exemplificando cada um dos componentes deste sistema.

O que é a filtração de piscina?

O primeiro passo é saber em que consiste o processo de filtração de piscina. A filtração é o sistema que faz com que a piscina permaneça limpa, tirando os resíduos sólidos como pequenos insetos e cabelo presentes na água.

Este processo ocorre resumidamente da seguinte forma: a água é sugada por um ralo de fundo e passa por todo o sistema, sendo filtrada pouco a pouco e depois retorna para a piscina

Como funciona o processo de filtração de piscina?

Conforme falamos acima, para que a água da piscina passe pelo processo de filtração, ela é sugada por uma bomba através ralos de fundo, que segundo as normas de segurança devem ser no mínimo 2 por piscina e ambos antiturbilhão.

Ralo AntiTurbilhão 30x30 para filtração de piscinas. Leva para a água para a bomba e depois para o filtro de piscina
Ralo AntiTurbilhão 30×30 para filtração de piscinas. Leva para a água para a bomba e depois para o filtro de piscina

Após isso a água segue pela tubulação até chegar ao pré-filtro. A partir deste ponto se inicia, de forma literal, a filtração da água. No pré-filtro a água passa pelas cestas coletoras que irão reter as impurezas grosseiras, geralmente com diâmetro superior a 3 mm.

Pre-filtro para filtração de piscina. Retém as impurezas maiores para que a água passe pelo filtro de piscina mais fina.
Pre-filtro para filtração de piscina. Retém as impurezas maiores para que a água passe pelo filtro de piscina mais fina.

 

Após passar pelo pré-filtro a água vai em direção à bomba, por onde passa para ser encaminhada ao filtro. Chegando ao filtro, a água será direcionada para passar pelo leito filtrante para que seja feita a filtração mais profunda da água da piscina.

O leito filtrante geralmente é a areia especial para filtração, que filtra através de suas arestas. Também podem ser usados materiais filtrantes diferentes, como o zeocel que é composto de meio filtrante catalítico com alto poder de filtração, remove amônia e partículas finas além de reduzir a formação de cloraminas.

Zeocel para filtração de piscina. Substitui a areia no filtro de piscina
Zeocel para filtração de piscina.

No filtro a água passa por uma velocidade específica para que não passe muito rápido pela areia e tenha tempo suficiente para que a filtração da piscina seja bem feita.

É importante que o filtro de piscina seja de material resistente, pois a pressão da água é muito forte e desgasta o filtro. Se for de material de pouca resistência, o filtro de piscina irá rachar com apenas alguns meses de uso, gerando grandes dores de cabeça. Por isso, mesmo que o equipamento seja um pouco mais caro, vale a pena adquirir os de melhor qualidade e durabilidade.

Filtro de piscina epex da linha AV. Muito resistente à pressão da água na filtração de piscina
Filtro de piscina epex da linha AV

Após sair do filtro de piscina, a água pode tomar dois caminhos dependendo do que for instalado. Ela pode passar por um processo de desinfecção automática, que é o mais econômico a médio longo prazo, para ser clorada e talvez receber um tratamento complementar, como o de ultravioleta, retornando à piscina através dos dispositivos de retorno.

Dissolvedor de pastilhas para desinfecção da água pós filtração de piscina
Dissolvedores de pastilhas para desinfecção econômica

Caso não seja instalado um equipamento de desinfecção automática a água retornará diretamente para a piscina através dos dispositivos de retorno, porém deverá ser feito o processo de cloração manual, em bateladas.

Este processo se repetirá continuamente durante o tempo que o equipamento estiver ligado (recomendação de 4 a 8 horas dependendo do tamanho da piscina), tendo que se efetuar periodicamente a retrolavagem do filtro de piscina.

A aspiração: o complemento da filtração de piscina

Ressaltamos que o processo de filtração de piscina limpa a sujeira contida na água, mas não é suficiente para sua total limpeza.  Algumas sujeiras ficam encrostadas nas paredes e no fundo da piscina e também existem algumas na superfície que o ralo de fundo não consegue succionar.

Para estas sujeiras utiliza-se a aspiração, que é o processo que complementa a filtração de piscina, executando o processo de limpeza mais intensivo.

Como é feita a aspiração?

Rodo para aspiração da piscina para complementar a filtração de piscina
Rodo para aspiração da piscina

A aspiração se inicia com um rodo próprio para aspiração de piscinas que é conectado através de uma mangueira ao bocal de aspiração. Antes de se iniciar a aspiração deve-se fechar o registro dos ralos de fundo e abrir o da aspiração, conforme esquema abaixo:

 

Esquema representativo do sistema de aspiração que é complementar à filtração da piscina. Para iniciar o sistema de aspiração deve-se fechar o registro dos ralos de fundo e abrir o registro do bocal de aspiração, assim a água será encaminhada ao sistema de filtração da piscina, passando por pré-filtro, bomba, filtro de piscina e sistema de desinfecção (se houver) para retornar à piscina já filtrada.
Esquema representativo do sistema de aspiração que é complementar à filtração da piscina.

Feito isso, a água será aspirada pelo rodo e encaminhada à tubulação de aspiração que encaminhará esta sujeira ao processo de filtração de piscina (pré-filtro-bomba-filtro). Após isso a água retornará à piscina já filtrada.

Para sujeiras muito grossas recomenda-se manobrar a válvula do filtro de piscina para a posição “aspirar ao esgoto”. Assim, esta água com sujeira grossa não passará pelo leito filtrante e será encaminhada diretamente ao esgoto. Isto é feito para aumentar a vida útil do material filtrante.

Agora que você já sabe como funciona o sistema de filtração de uma piscina, tome os devidos cuidados na hora da compra e do uso do equipamento e assim, você não terá dores de cabeça.

Você também pode gostar:

  1. Antonio CarlosAntonio Carlos

    Se filtra quando a piscina está em uso, ou seja, com pessoas se banhando? Caso positivo, não há riscos?

    • Relacionamento com o clienteRelacionamento com o cliente

      Antônio, a piscina é filtrada também quando está em uso. Se ela estiver dentro das normas (ABNT 10.339), não há riscos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *